sexta-feira, dezembro 20

Auxilio Brasil: Descubra os requisitos e documentos necessários para pode receber

Para comprovar que você se enquadra no Auxilio Brasil é preciso comprovar o cumprimento de alguns requisitos para receber e manter o auxílio pago pelo governo federal. A informação mais importante em relação ao cadastro do Auxílio Brasil em 2022, é de que todo o processo será realizado de acordo com os dados do Cadastro Único. 

Suas informações no Cadastro Único

É por meio das informações do Cadúnico que o Ministério da Cidadania seleciona quem irá receber ou não o Auxilio Brasil. Até o momento existem nove modalidades diferentes de benefícios. O mesmo integra em um só programa várias políticas públicas.

De acordo com a Caixa Econômica, quem tem direito ao Auxílio Brasil são as famílias em situação de extrema pobreza, desde que tenham, entre seus membros, gestantes ou pessoas com menos de 21 anos. As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal per capita de até R$ 105.

Para poder receber o Auxílio Brasil, é necessário se cadastrar no Cadastro Único primeiro, já que não é possível se cadastrar no programa diretamente. Quem atender todos os requisitos, deve se inscrever no CRAS de sua cidade, e lembrar de sempre manter esses dados atualizados. 

Com base nas informações do CadÚnico, o Ministério da Cidadania define quem pode ou não receber o benefício do Auxílio Brasil. 

Como receber?

  • Os benefícios poderão ser pagos por meio das contas: 
  • Poupança Social Digital;
  • Conta Corrente de Depósito à vista;
  • Conta Especial de Depósito à vista; e
  • Conta Contábil (plataforma social do Programa). 

O crédito dos benefícios financeiros será realizado na conta contábil apenas quando:  o beneficiário não possuir nenhuma das outras modalidades de contas bancárias; no caso de, mesmo possuindo, optar por receber o crédito por meio da conta contábil ou quando o crédito não for realizado por impedimentos técnicos, operacionais ou normativos, como bloqueio, suspensão inativação ou encerramento das contas.

A abertura da Conta Poupança Social digital para os pagamentos dos benefícios do Auxílio Brasil poderá ocorrer de forma automática, em nome do Responsável Familiar inscrito no Cadastro Único. A família poderá sacar os benefícios do Auxílio Brasil com o Cartão Bolsa Família.

Caso o titular da conta contábil esteja impedido de sacar o benefício, será permitido o pagamento ao portador de declaração da gestão municipal ou distrital, com poderes específicos para o seu recebimento.

Se você teve seu auxílio suspenso, pode se dirigir até o CRAS de sua cidade para poder obter mais informações sobre o que motivou a suspensão do pagamento. Mas se deseja tirar alguma dúvida antes pode ligar através do número 121, o serviço é gratuito e a ligação deve ser realizada por meio de um telefone fixo ou celular.

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